quinta-feira, 13 de março de 2008

O Aparecimento do homem na América


O homem americano não surgiu dentro do próprio continente, como resultado da evolução de primatas, ele apareceu por aqui vindo de outras regiões, pelas migrações ocorridas há milhares de anos. É que todos os especialistas afirmam. Todavia, sua teorias começam a se diferenciar à respeito de como o homem chegou à América. Ao longo dos anos formaram-se teorias, dentre elas estão: a teoria do Estreito de Bering, e da teoria das Correntes do Pacífico.

1ª Teoria: o Estreito de Bering

Até pouco tempo, quase todos afirmavam que as primeiras comunidades humanas da América teriam vindo da Ásia, por volta de 12 000 a.C., saindo do atual território russo da Sibéria, atravessando o estreito de Bering (quem tem umas poucas dezenas de quilômetros de largura) e chegando à região hoje ocupada pelo Alasca. A partir daí, o povoamento fora se expandindo lentamente, primeiro pela América do Norte e, depois, pela América Central, para finalmente atingir a América do Sul. Os caminhos eventualmente seguidos por essas comunidades humanas, de um extremo ao outro do continente americano, podem ser acompanhados no mapa 1.
Essa teoria baseava-se em um pressuposto, em um acontecimento físico-geográfico e em várias descobertas arqueológicas. Esses elementos podem ser resumidos como a seguir.
· Pressuposto. O homem primitivo era incapaz de desenvolver técnicas de navegação; portanto, não poderia ter chegado à América cruzando o Atlântico ou o Pacífico. Assim, só lhe restava um caminho: o estreito de Bering, com cerca de 100 km, que separa a Ásia da América.
· Acontecimento físico-geográfico. A glaciação-redução da temperatura da Terra-, entre 35000 a.C e 12000 a.C. Com a queda de temperatura, a massa de gelo polar aumentou e o nível dos oceanos abaixou. O estreito de Bering teria então ficado seco, permitindo a passagem dos seres humanos,a a pé, da Ásia para a América.
· Descobertas arqueológicas. Os vestígios humanos mais antigos encontrados em nosso continente datavam aproximadamente de 12 000 a.C. e foram descobertos na América do Norte. Os mesmos tipos de vestígios eram, na América Central, de aproximadamente 9000 a.C.; e na América do Sul, de 8000 a.C. na região dos Andes, e de 6000 a.C no atual território brasileiro.

Tais elementos davam a essa teoria um aspecto bastante lógico e, inclusive, indicavam o caminho seguido pelo homem até chegar a América do Sul. Ultrapassando o Panamá, ele acompanhara a cordilheira dos Andes, em direção ao sul e finalmente descera para as regiões mais baixas, a maior parte delas ocupadas hoje pelo Brasil.


Essa teoria era complementada por algumas outras, que procuravam explicar certos casos particulares, como o da América do Sul, por exemplo. Se os agrupamentos de humano se estabeleceram primeiro nos Andes (onde se desenvolveram brilhantes civilizações) e depois, vieram para o leste, ocupando a gigantesca região amazônica, como explicar que o homem amazônico tivesse uma civilização muito mais primitiva; ele poderia ter esquecido de tudo o que aprendera?
Os especialistas respondiam que, de certa forma, era exatamente isso que havia ocorrido: as terras baixas tropicais eram inadequadas ao desenvolvimento humano; a densa floresta dificultava o deslocamento das pessoas e era pobre em recursos alimentares; as características do solo impediam a agricultura intensiva; e a uniformidade do clima dificultava a irrigação. Bastava ver, diziam, o atual padrão de vida das populações indígenas na Amazônia e mesmo no Brasil em geral. Comunidades pequenas e primitivas, vivendo da caça da pesca e, eventualmente, de agricultura itinerante.
Por causa desses fatores, os agrupamentos humanos que desceram dos Andes, em direção ao atual território brasileiro, teriam aos poucos perdido conhecimentos técnicos, tornando-se mais primitivos conforme se afastavam da região andina e se aproximavam do Atlântico. Ficava assim explicado o estado primitivo das populações indígenas encontradas pelos portugueses quando chegaram aqui.

As novas hipóteses

A partir de 1970, novos conhecimentos históricos e descobertas arqueológicas começaram a por em dúvida as antigas teorias, e hoje já se pode afirmar que, muito provavelmente, os caminhos do homem na América foram outros.
Primeiro, surgiu uma dúvida. A glaciação que pôs a seco o estreito de Bering fez a temperatura da região, que já era baixa, cair a níveis quase insuportáveis. Se o ser humanos primitivo foi capaz de criar técnicas para sobreviver nessas condições, por que não poderia também desenvolver meios de navegação.
Todavia, não se podia provar a incapacidade do homem daquela época para navegar, mas também não havia provas de que fosse capaz de fazê-lo.
Surgiu então um fato novo, numa região muito distante da América. Também se dizia que, na Austrália, o homem só chegara por volta de 7000 a.C., pois antes disso não conseguiria navegar até aquela ilha-continente. Porém descobriram fósseis nessa região de mais de 40 mil anos atrás.
Em seguida, mais descobertas arqueológicas. No sul da Argentina, encontram-se vestígios humanos de 10 000 a.C. No Brasil, então houve achados ainda mais interessante. Nos sítio arqueológico da Pedra Furada, no Piauí, descobriu-se um incrível acervo arqueológico que inclui centenas de pinturas rupestres, grande número de esqueletos e milhares de utensílios. As pinturas foram datadas em mais de 20 mil anos e os utensílios, em mais de 56 mil anos.

Todos esses fatos contradiziam a teoria clássica sobre a ocupação do homem a América e, por isso foram, durante algum tempo, rejeitados ou simplesmente ignorados pela maior parte da comunidade cientifica internacional. Segundo alguns cientistas europeus, a 1ª teoria continuava prevalecendo por causa do orgulho norte-americano. Pela teoria do Estreito de Bering, o Alasca, território dos Estados Unidos, teria sido o primeiro local habitado.

Nos últimos anos, porém, a respeitabilidade dos pesquisadores envolvidos, o constante surgimento de novos achados e a descoberta (em sítios arqueológicos nos Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Brasil) de e vestígios humanos anteriores há 30 mil anos estão levando a uma revisão dos antigos conceitos, admitindo-se como hipóteses razoáveis que:
os primeiros grupos humanos teriam chegado à América entre 100 e 70 mil anos atrás;
as vias de acesso seriam tanto terrestres como marítimas, uma vez que o nível do mar variou durante as diferentes épocas e, em certos momentos, chegou até a 150 metros abaixo do nível atual, o que significa que um maior número de ilhas existia, tornando essas viagens mais fáceis para os meios tecnológicos existentes;
o povoamento da América do Sul pode ter sido simultâneo ou até mesmo anterior ao da América do Norte.

33 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essas teorias!!! Ótimo blog! Bjs

thais lassen disse...

OI! me ajudem aresponder uma pergunta de um tema da minha irmã!

a pergunta é:
nome do local onde os seres humanos teriam saido para se deslocarem a america???

me ajudem por favor!!!!!!

Anônimo disse...

muito obrigado pela a explicaçao.
tirei dez na prova

Anônimo disse...

gostei dessa explicaçao.

Anônimo disse...

_ _''''''' mo legal vei mas cade a poha da teoria de bering????? foi isso q eu pesquisei nao o que e estreito de bering affff cada coisa q sai outra

Anônimo disse...

eu gostaria de fazer uma pergunta


A pergunte é:
Como surgiu o homem na america?

Anônimo disse...

Pesquisando o livro de mormon, descobri, que outros povos chegaram ás Américas, por volta de 600 anos a.C.. Saindo de Jerusalém, atravessando o deserto até as águas do mar vermelho. Conta a história que Leí foi inspirado por Deus a sair de Jerusalém, pois a mesma seria destruída, que de fato, aconteceu como conta a história secular.

Anônimo disse...

Esse texto é do livro Anglo,do
1ºensino médio.

Unknown disse...

nossa o q é isso da pra arumar um jeito de achar sobre o aparecimento do homem em outos continentes também,só tem do americano!!!!!!!!!

Anônimo disse...

legal mas eu to com um trabalho para fazer sobre a terceira teoria sem ser a de que ja existia o homem na America a outra ta me entendendo?

Anônimo disse...

muito legais os textos.adorei!!!!!!

Danilo disse...

Muito legal esse texto, tirei algumas duvidas que eu tinha sobre o assunto.

Anônimo disse...

Muito obrigado tds voces me ajudou muito no meu trabalho da escola sobre o homem da pre historia
ASS:Pablo Roberto 15 anos

Anônimo disse...

bom muito bom esse texto

Anônimo disse...

esse texto é igual ao Livro Texto de história do Anglo do 1º EM . até as imagens, mas o texto é bom (:

Anônimo disse...

muito legal tirei todas as minhas duvidas, esse site é 10

Anônimo disse...

ficou muito grande,mais ficou muito bom essas teorias!

Mas o dono desse blog é um viado.

Anônimo disse...

E o aparecimento da TUA MÃE na América?

Gengis Kanh disse...

Queria fazer uma pergunta:

Como surgiu a TUA MÃE na América?

Adolf Hitler disse...

Queria fazer uma pergunta:

Quem é o viado que fez está mérda de blog?

Silvio Berbuscone disse...

A pergunta é:

Por que a irmã da Thais Lassen é sapatão?

Armud Armadinejhad disse...

Legal!Mas por que a Márcia Souza é burra?

Tom Hanks disse...

Pergunta:

Como a Márcia Souza póde ser filha de um cavalo e uma mula,se ela nasceu metade macaca e metade leitoa?

Anônimo disse...

eu acho que ha historia do ser humano começou na mesopotamia porque eles enventau a escrita entao teve como registrar a evoluçao humana da sua regiao forao os primeiros a inventar coisas mais modernas mais o homem existil em toda parte do mundo desde a seu aparecimento sendo ho homem maderno criado por esse deus que deve ter vindo de outro sistema solar para nosso planeta mais animais e macacos existe aqui a milhoes de anos talvez toda vida do nosso planeta vierao de outro planeta discobrir isso e como morrer todos vamos morrer mas nao temos como saber o que aconteçe depois da morte niguem volta pra contor ja que noa temos sertesa de nada vamos viver dias opos dias como se fosse o ultimo dia faser e que der vontade sempre andando no caminho certo sem pisar em niguem o mosso planeta e miuto grande tem espaço para todos ele nos ofereçe tudo e so voce pegar somos igual um pinto no ovo somos o ovo e parte do ovo se morremos continuamos vivos dentro do ovo um homem nunco morre seus desendentes sai de dentro de voce entao eles e voce e um galho da sua arvore geneologica pareço muito com minha mae e muito com meu pai eles ja forao mais sinto que eles vive dentro de min olho no espelho vejo que tenho os olhos da minha mae a boca io queixo furado do meu pai ea altura do meu avo sou farrista e mulherengo como meu pai e onesto e sistematico como a minha mae um homem numca morre renasce dentro de outro seja filis da sua maneira nao espere que a felicidade venha do dinheiro ou da sote mais que venha das coisas mais simplis caixao nao tem caveta urubu nao come carne de primeira

Anônimo disse...

Nao me ajudou em nada.brincadeirinha!!! Me ajudou a fazer o meu ótimo trabalho em história!!

Anônimo disse...

não tem outra hipoteses sobre o caminho percorrido pelo ser humano para chegar a america do note

debora.m:) disse...

essa historia da pre-historia e muito dez... bem interesante para eu tirar dez no trabalho de historia kkkkkkkkkkkkkkk eu agradeso pela expricaçaô:)

Anônimo disse...

OLA...MUITO BOM O SITE DE VCS...SERA QUE VCS PODEM ME RESPONDER HA UMA PERGUNTA E URGENTE ... A PERGUNTA E:COMO QUE O SER HUMANO SURGIU NOS CONTINENTES? POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVE... OBRIGADO

Anônimo disse...

Alguem copiou dos livros do Anglo...

Anônimo disse...

O homem surgiu na Africa

Anônimo disse...

"O homem surgiu na África é só mais uma teoria, ninguém comprovou nada até agora

enaisile disse...

Quero uma explicaçao da teoria mais antiga para chegada do seres humanos a America

sidnei rodrigues disse...

A grande diversidade de línguas, etnias e costumes entre os homens americanos anteriores às grandes navegações é um empecilho à teoria de que eles teriam chegado à América pelo mesmo caminho. Sua condição rudimentar ainda hoje reforça a tese de que não chegaram pelo mar, mas sim via terrestre ao longo dos séculos.