domingo, 16 de março de 2008

Período Paleolítico


Também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é o período da pré-história onde aconteceu a primeira utilização do uso de utensílios de pedra.

O período paleolítico é dividido em 3 partes: Paleolítico inferior, paleolítico médio e paleolítico superior.

Paleolítico Inferior:
Surgimento dos Australopithecus , Homo habilis, Homo erectus e Homo Sapiens, que eram caçadores, coletores e nômades, seus materiais de caça eram feitos de ossos e depois pedra e marfim. Descobriram e dominaram o fogo e possuíam uma linguagem rudimentar.

Paleolítico Médio:
Surgimento do Homem de Neanderthal.

Paleolítico Superior:
O Homem é obrigado a morar efetivamente nas cavernas, devido ao resfriamento intenso do planeta e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como conseqüência da 4ª Glaciação.
O Homem deste período é o Cro-Magnon, que já é o homem propriamente dito. Caçava animais de grande porte (mamute, renas) utilizando para isso armadilhas montadas no chão.
curiosidades:

CURIOSIDADE
O Australopithecus possuía uma arcada dentária e um esqueleto idêntico aos do homem atual, além disso já andavam sobre dois pés e possuía um cérebro pequeno. O homo Habilis foi o primeiro a fabricar e utilizar instrumentos para diversos fins, além de já ter domínio sobre o fogo.
O Homo erectus foi a última escala evolutiva até o homem atual. Foi ele quem primeiro abandonou a África, com seu nomadismo, espalhando-se pelo mundo. Antes de chegar à espécie atual, o Homo sapiens, o homem passou por uma série de transformações, conforme atestam os fósseis encontrados do Neanderthal e do Cro-Magnon.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o blog, gostei da divisão deste período. Abraços.

Anônimo disse...

Ótimas curiosidades, ajudou-me em uma pesquisa escolar.

Unknown disse...

adorei e d+

Matilde disse...

Ajudou bastante para o trabalho da escola. Obrigado

Unknown disse...

Na visão do criacionismo, está, tudo certo.